Informativos
 
Busca
10/10/2014
Mulheres melhoram o desempenho no trabalho após ser mãe
 


Você que está em casa se preparando para voltar de licença-maternidade pode afastar as inseguranças. Uma nova pesquisa realizada pela Microsoft com 2 mil funcionárias e 500 empregadores nos Estados Unidos descobriu que muitas mulheres melhoram o desempenho profissional após a chegada dos filhos.

Entre as principais mudanças, está a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo (relatada por 62% das mães), a gestão mais organizada do tempo (50%) e o aumento das relações cordiais com outros colegas de trabalho (34%). Os empregadores ouvidos pelos pesquisadores concordaram: mais da metade deles (57%) afirmaram que mulheres com filhos trabalham melhor em equipe do que as que ainda não são mães.

Segundo Stella Angerami, especialista em coaching e autora do livro Bem-me-quer, mal-me-quer: histórias verdadeiras de mulheres e suas escolhas de carreira, aquelas que têm filhos acabam descobrindo novas habilidades comportamentais que podem ser importantes para a carreira. -Elas aprendem, na marra, a fazer várias coisas ao mesmo tempo, têm maior senso de responsabilidade, pois outra vida depende delas, e exercitam a criatividade para resolver novos problemas rapidamente e otimizar o tempo-, disse.

Já é comprovado cientificamente que o cérebro da mulher reduz cerca de 7% durante a gravidez e, seis meses após o parto, volta ao tamanho normal com novas conexões, sinapses e capacidade de aprendizado. Em 2006, uma equipe liderada pelo neurocientista Craig Kinsley, da Universidade de Richmond (EUA), mostrou que, após a maternidade, um grupo de mulheres estudadas teve maior desempenho em testes cognitivos, além de aumentar a capacidade sensorial e a tolerância ao estresse.


As novas habilidades

No início deste ano, as jornalistas Ana Claudia Konichi e Patrícia Travassos ouviram 35 mães empreendedoras para compor o livro Minha Mãe é um Negócio. E o aumento da produtividade é justamente um dos pontos abordados no material. -Muitas mulheres que nós entrevistamos relataram que se tornaram mais criativas e produtivas após a maternidade. Infelizmente, aqui no Brasil, o mundo coorporativo ainda não reconheceu isso-, revela Ana Claudia.

Entre essas novas habilidades relatadas pelas entrevistadas estão:

- Maior liderança, já que a mulher se torna um exemplo a ser seguido nas ações e na filosofia de vida;

- Motivação. Como o tempo todo a mãe precisa incentivar a criança a fazer algo, como tomar banho ou comer verduras, por exemplo, a aptidão para persuasão e determinação aumentam;

- Capacidade de reconhecer novos talentos. Com a convivência diária, a mãe aprende a identificar as habilidades do filho e como elas podem ser mais bem aproveitadas. Talento para música ou para esporte, por exemplo. Quando transportada para o ambiente de trabalho, esse tipo de exercício ajuda a mulher a delegar tarefas de acordo com as características de cada funcionário;

- Compreensão e empatia. Com o tempo, a mãe vai aprendendo a identificar se o choro da criança é de fome ou de manha. Em um ambiente de trabalho, essa habilidade facilita a percepção da insatisfação de um funcionário ou cliente;

- Multitarefa. É uma das habilidades mais reconhecidas, afinal, mãe precisa preparar o almoço enquanto cuida das crianças, arrumar o uniforme enquanto apronta o café, resolver conflitos emocionais dos filhos, lidar com as finanças, tudo junto e misturado. Essa capacidade admirável de focar em várias coisas ao mesmo tempo é também transportada para a vida profissional da mulher.
Horários mais flexíveis

Outro ponto abordado pela pesquisa da Microsoft é que o sucesso profissional das mães pode, na verdade, ser atribuído à rotina mais flexível. De acordo com os pesquisadores, o home office e os horários alternativos dão a elas mais tempo para gastar com seus filhos e, então, elas conseguem se voltar ao trabalho de maneira mais relaxada e dedicada.
Leia também

-A flexibilidade de horários foi um dos principais motivos apontados pelas nossas entrevistadas quando questionadas sobre a motivação para empreender. Segundo as mães, era muito difícil levar as crianças ao médico, por exemplo, e aguentar a cara feia do chefe depois-, conta Ana Claudia, que acredita que a rotina mais maleável é essencial para que as mulheres consigam acompanhar os filhos nos momentos necessários.

No entanto, ainda há preconceito com essa modalidade de trabalho. Embora o home office seja cada vez mais comum fora do país, por aqui ainda é sinônimo de trabalhar menos. É por isso que a dica para a mãe que está se preparando para voltar ao emprego é fazer um balanço sobre condições de trabalho, felicidade e realização pessoal e profissional. Você só conseguirá atingir seu máximo potencial produtivo se estiver ciente de que o bebê estará bem e certa de que está fazendo o melhor para você e sua família.
Dicas para otimizar o trabalho

Ok. Você voltou ao trabalho e ainda não notou nenhuma melhora. Pode acontecer. Dependendo das características das mulheres, essas novas habilidades demoram a aparecer. E enquanto elas não veem, existem dicas simples que você pode fazer para organizar sua rotina profissional. Veja abaixo:

- Organize seu dia
No começo da semana, escreva tudo o que você precisa fazer, quanto tempo vai levar, em média, em cada tarefa, e eleja o que é mais importante. Se você está adiando um compromisso há muito tempo, veja se não é o caso de descartá-lo de uma vez. Reserve dez minutos do fim da tarde ou da hora do lanche para descansar. Essa pausa vai deixar você mais concentrada.

- Controle a mania de perfeição
Nem tudo o que fizer sairá exatamente do jeito que sonhou ou que planejou. O importante é que o trabalho esteja o melhor possível, para você não precisar refazer. Tenha presença de espírito suficiente para dar uma tarefa por cumprida.

- Estabeleça horários para ler e apagar e-mails
Primeiro, desative aquele lembrete que pula na tela do seu computador quando chega um e-mail. Esse sentimento de responsabilidade ininterrupta provoca muito estresse. Eleja quatro horários do dia para limpar a caixa: quando chega, antes do almoço, no meio da tarde e uma hora antes de ir embora.

- Respire fundo diante das urgências
Essa sensação de que tudo é para ontem pode comprometer o trabalho. Quando sentir que está numa situação delicada, converse com seu superior e proponha uma lista de prioridades e prazos.

- Delegue tarefas
Descentralize o trabalho. Repasse algumas tarefas para um subordinado. Seja clara e concisa na explicação e dê um prazo razoável para ele realizar a atividade – isso vale para as tarefas de casa também.
Fonte: Crescer

VEJA TAMBÉM

27/03/2024 - feriado fechado
25/03/2024 - promo locação 24
14/08/2022 - novo horário
16/05/2016 - Tenha filhos
16/05/2016 - ansiedade infantil
15/05/2015 - A importância do brincar
Veja Todos

ENDEREÇO
  Rua Carajás, 65, Bairro Itaiba
Concórdia / SC

CEP: 89.707-052
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
  Sábados e Feriados:
Das 14:30h às 19:00h
Quartas, Quintas, Sextas e Domingos:
Das 13:30 às 18:00h.
FALE CONOSCO
  49 . 3444 5200
49 . 9 9995 1071

contato@doof.com.br
SIGA-NOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet